Entendemos que os ambientes são responsáveis pelas estruturas que formam a capacidade de aprender do ser humano, e que elas se desenvolvem nos 6 primeiros anos de vida.
O foco de nossa proposta é criar ricos contextos para que as crianças desenvolvam essas estruturas de forma ampla e potente.
Organizamos nossas salas com o objetivo de apresentar os múltiplos contextos de aprendizagem e suas diversas modalidades de experiência (de composição bi e tridimensional; experiências de preenchimento e deslocamento; experiências de faz de conta; experiências luminosas, dentre outras), que são simultaneamente e intencionalmente distribuídas e organizadas com diferentes objetos (estruturados e não estruturados), a fim de oferecer à criança oportunidades de aprender de forma criativa, desafiadora e provocadora, para que assim "coloquem em ação" o modo múltiplo e complexo de se relacionar com o conhecimento.
Para isso, utiliza diversos recursos (o uso dos sentidos, o pensamento, os gestos e movimentos corporais, os laços afetivos e os códigos culturais a que tem acesso), a fim de compreender o que tem diante de si.